Empréstimo Domiciliar

O empréstimo de livros da Biblioteca segue a norma de seu regimento. Conforme abaixo.

Do Empréstimo Domiciliar

Art. 30º – O empréstimo domicilar será facultado somente aos usuários portadores da Carteira da Biblioteca e vinculados à UFMG.

§ 1º – Serão considerados usuários com direito ao serviço de empréstimo: professores na ativa e aposentados, professores substitutos e/ou contratados durante a validade do contrato, alunos da UFMG regularmente matriculados nos cursos de: graduação, pós-graduação (doutorado, mestrado e especialização),  cursos técnicos (2.º grau), ensino fundamental, aperfeiçoamento, pesquisadores (durante a validade da bolsa de pesquisa), alunos visitantes relacionados a Projetos/Convênios de Intercâmbio Interinstitucional (nacionais e estrangeiros) regularmente  matriculados na UFMG, funcionários na ativa e aposentados, funcionários contratados  e professores visitantes durante a validade do contrato.

Os alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado serão cadastrados automaticamente no Sistema de Bibliotecas. A carteira de usuário sera gerada automaticamente para o aluno de graduação. Para os demais alunos, a carteira será gerada mediante a solicitação na Biblioteca.

Os professores e funcionários deverão preencher um formulário de cadastramento na biblioteca.

Os demais usuários  serão cadastrados manualmente na biblioteca de origem mediante comprovação de vínculo com a UFMG, apresentação de Carteira de Identidade e comprovante de endereço residencial.

§ 4.º – A Carteira de Usuário, enquanto se mantiver o vínculo institucional, terá validade em todo o Sistema de Bibliotecas da UFMG.

§ 5º – Para fins de empréstimo, não são considerados regularmente matriculados na UFMG, os alunos de disciplina isolada e os dos cursos de extensão oferecidos pela Universidade. Os demais funcionários dos órgão administrativos, incluindo a Reitoria, terão suas inscrições como usuários junto à Biblioteca Central.

Art. 31º – a Carteira de Usuário será documento indispensável e intransferível, devendo ser apresentada a cada transação do serviço de empréstimo.

§ 1.º – No ato de devolução dispensa-se a apresentação da carteira.

§ 2.º – O extravio da carteira deverá ser comunicado imediatamente. Na emissão da segunda via será cobrada taxa, de acordo com a tabela vigente.

Art. 32º – Os professores e alunos de pós-graduação poderão retirar por empréstimo até 07 (sete) obras simultaneamente; as demais categorias têm direito de até 05 (cinco) obras.

Art. 33º – Os prazos de empréstimo serão: de 28 dias consecutivos para professores e alunos de pós-graduação; de 14 dias para as demais categorias.

§ 1º – As obras poderão ser renovadas caso não tenham sido reservadas.

§ 2º – As obras de empréstimo domiciliar poderão ser renovadas via web ou nos terminais disponíveis para  consulta na biblioteca, desde que a  data de devolução não esteja vencida.  Para renovação no balcão de empréstimos, será imprescindível a apresentação dessas obras.

§ 3º – As obras de empréstimo domiciliar, excetuados os materiais especiais, poderão ser devolvidas em qualquer biblioteca do Sistema.

§ 4º – As obras de empréstimo especial, incluídas as de materiais especiais (fitas de vídeo, fitas cassete, cd’s, dvd’s, disquetes, etc.) só poderão ser renovadas e devolvidas na própria biblioteca de origem.

§ 5º – Caso haja atraso na devolução das obras, será cobrada multa por dia de atraso (para as obras do acervo comum) e multa por hora de atraso (para as obras da coleção de reserva que são emprestadas  para consulta no próprio recinto da Biblioteca e/ou de um dia para outro).

Art. 34º – Não poderão ser retirados para empréstimo domiciliar;

  1. publicações periódicas;
  2. obras de referência (dicionários, enciclopédias, índices, bibliografias, etc.);
  3. obras raras ou de coleções especiais.

Art. 35º – A Biblioteca organizará uma Coleção de Reserva, formada por obras indicadas por professores ou  muito demandadas pelos usuários destinada à consulta nas dependências da biblioteca, mediante solicitação no balcão de empréstimo. Para as referidas obras será feito um “empréstimo especial”, com duração de 02 (duas) horas, findas as quais será cobrada multa por hora de atraso.

§ 1º – As obras que compõem a Coleção de Reserva também sairão através do empréstimo over-night (retirado no final do expediente e devolvido no dia seguinte até às 9h). O usuário terá direito a 01 (um) exemplar e deverá preencher uma lista de reserva que será afixada no balcão de empréstimo a partir das 07:30 horas. A liberação do empréstimo over-night ocorrerá sempre no horário de 18:00 às 19:00 horas (para os usuários que preencheram previamente a lista). Após esse horário,  as obras da Coleção de Reserva poderão ser emprestadas para  qualquer usuário da UFMG, independentemente de ter colocado o nome na lista acima referida.

§ 2º – As obras desta coleção poderão ser emprestadas durante finais de semana e feriados sendo que a devolução deverá ocorrer sempre até às 9:00 horas do dia útil subseqüente ao do empréstimo.

Art. 36º – O usuário será responsável pela guarda e conservação da (s) obra (s) emprestada (s), sendo vetada a transferência para terceiros.

Art 37º – Nos casos de perdas e danos, o usuário deverá restituir à Biblioteca outro exemplar de mesma data ou de edição mais recente, além de pagamento de multa, quando também incorrer em atraso na reposição.

§ único – Se se tratar de obra esgotada, a Chefia da Biblioteca consultará um professor da área para indicar outra obra que a substitua.

Art. 38º – Quando houver atraso na devolução será cobrada multa por dia de atraso e por item emprestado, de acordo com as normas definidas pelo regulamento da Biblioteca Universitária.

§ 1º – Não será permitido empréstimo para usuário que estiver com alguma obra em atraso em seu poder

§ 2º – No caso de fechamento imprevisto da Biblioteca, a devolução deverá ser feita no primeiro dia útil após a reabertura, sem cobrança de multa. Ultrapassado esse prazo, a multa será cobrada normalmente.

Art. 39º – A Biblioteca, como integrante do sistema de bibliotecas da UFMG, operará também a modalidade de empréstimo a instituições  públicas.

§ único – A Biblioteca da Faculdade de Odontologia cumprirá e exigirá o cumprimento integral das condições deste empréstimo, conforme o regulamentado pela Biblioteca Universitária.