O “Teleodontologia” foi registrado como um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia e surgiu a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde para fazer parte do programa BHTelessaúde. Este programa foi pioneiro na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para oferecer educação permanente e suporte assistencial aos profissionais da Rede Municipal de Saúde.
Sobre
O PROJETO TELEODONTOLOGIA
O Projeto de Extensão “Teleodontologia” da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento odontológico na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, por meio do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), permitindo o compartilhamento de conhecimentos e possibilitando a renovação e aprimoramento das práticas profissionais.
Criado em 2005, o projeto integra o Programa Telessaúde Brasil Redes, mantém parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG) e recebe suporte tecnológico do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), sediado na Faculdade de Medicina da UFMG. O projeto oferece dois principais serviços: teleducação e teleconsultorias.
As atividades de teleducação consistem em um processo de ensino-aprendizagem à distância, mediado pelo uso das TDIC. São realizadas webconferências e websimpósios em ambiente virtual sobre gestão em saúde, bem como diferentes áreas do conhecimento da Odontologia. As atividades de teleconsultorias consistem nas respostas às demandas dos profissionais sobre as dúvidas relacionadas às práticas clínicas, processos de trabalho e gestão e são direcionadas a uma equipe de docentes especialistas (FAO UFMG). O Projeto abrange os 853 municípios de Minas Gerais nas atividades de teleducação e provê o suporte das teleconsultorias a vários municípios do Estado.
A TELEODONTOLOGIA NA UFMG
2005
12007
2Houve a criação do Projeto Nacional de Telessaúde, instituído pelo Ministério da Saúde, envolvendo núcleos de telessaúde localizados em Universidades de nove estados, inclusive a UFMG. O Núcleo de Minas Gerais foi constituído pela Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Cada núcleo recebeu investimentos do governo federal para oferecer teleeducação e teleassistência.
2007/2008
3O Núcleo de Telessaúde na Faculdade de Medicina da UFMG (NUTEL) foi equipado com recursos digitais e audiovisuais para a transmissão de webconferências em tempo real. Cinquenta municípios de Minas Gerais receberam infraestrutura digital, possibilitando o acompanhamento das webs pelos profissionais de saúde do SUS. Novos convênios foram firmados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
2011
4O Ministério da Saúde, por meio da Portaria 2.546/2011, redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil. O programa passou a ser denominado Programa Telessaúde Brasil Redes e foi expandido para todo o território nacional. Ocorreu, também, a primeira expansão de abrangência do Telessaúde/UFMG para mais 50 municípios, articulado com o Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde.
2013
5Foi realizada a segunda expansão do Telessaúde/UFMG pelo Ministério da Saúde, contemplando os profissionais do Programa Mais Médicos totalizando 112 municípios, sendo todos contemplados também com acesso às teleconsultorias. O acesso às webconferências foi ampliado para todos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais.
2016
6Foi desenvolvido um site para o Projeto Teleodontologia, tendo como um dos principais objetivos hospedar as webconferências realizadas, na “Videoteca Virtual”. A Videoteca disponibilizava as webconferências editadas, ampliando o acesso a qualquer internauta, estudantes ou profissionais de saúde, na página da Faculdade de Odontologia da UFMG (https://www.odonto.ufmg.br/teleodontologia/).
2017
7O trabalho intitulado “Relato de experiência das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão de Teleodontologia na Faculdade de Odontologia da UFMG” recebeu o prêmio de relevância acadêmica (1º lugar) no XX Encontro de Extensão da UFMG. Autores: Ferreira, L.A.Q.; Paulino, V.M.; Campos, W.S.; Souza, L.G.A.P.; Silva, V.M.P.; Senna, M.I.B.; Pinto, R.S.; Peixoto, R.T.R.C.; Lucas, S.D.
2018
8Foi estabelecida a parceria com a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a realização de Websimpósios sobre as principais políticas e programas prioritários elencados pela equipe do Estado.
2020
9O trabalho intitulado “A Teleodontologia como estratégia para educação permanente dos profissionais de saúde e qualificação da Atenção à Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde no contexto da pandemia por Covid-19” recebe prêmio de relevância acadêmica (1º lugar) na 29ª Semana do Conhecimento da UFMG. Autores: Duval, T.P.G.; Pinto, R.S.; Senna, M.I.B; Peixoto, R.T.R.C.
Saiba mais sobre o nosso projeto
Nossos Serviços

TELEEDUCAÇÃO
Promove a educação, permamente e à distância, dos profissionais de saúde bucal da atenção primária à saúde por meio das webconferências e dos websimpósios.

TELECONSULTORIA
Consultas ofertadas por meio de telecomunicação no formato de pergunta e resposta com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos profissionais de saúde.

SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA (SOF)
Respostas sistematizadas, originadas das teleconsultorias e elaboradas pelos Núcleos de Telessaúde (NT) com base em evidências científicas.
Acervo Virtual
Artigos
Confira algumas produções cientificas e artigos realizados pelo projeto teleodontologia.
VIDEOTECA
Vídeos didáticos, séries especiais, conferências e palestras apresentadas pelo projeto.
MATERIAIS EDUCATIVOS VIRTUAIS
Materiais desenvolvidos pelos projetos de extensão e disciplinas da FAO UFMG.