Treinamento on-line é obrigatório para efetuar cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFMG

Os cadastrados no Sistema podem consultar a disponibilidade do serviço de empréstimo e devolução agendado e ter acesso aos e-books adquiridos pela Biblioteca Universitária.

Desde o início deste ano, antes mesmo de ser decretada a pandemia do novo coronavírus, o treinamento dos usuários do Sistema de Bibliotecas – obrigatório para os novos integrantes da comunidade acadêmica – está sendo realizado virtualmente. A iniciativa veio a calhar ainda mais nesse período de distanciamento social.  Em casa, os calouros conhecem, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado de conclusão para a Biblioteca da unidade acadêmica do estudante.

Todo o conhecimento repassado no treinamento on-line poderá ajudar os calouros a aproveitarem ainda mais as possibilidades oferecidas pelas bibliotecas, sobretudo quando elas puderem voltar a funcionar de maneira plena. Por enquanto, acervos e áreas de estudo permanecem fechados. Os serviços de empréstimo e devolução estão sendo realizados, de forma gradual, por meio de agendamento via e-mail seguindo os protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde. E os itens emprestados antes da pandemia continuam a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar um e-mail para a biblioteca do seu curso e confirmar se ela já está apta para receber a devolução.

Demais serviços como treinamentos sobre bases de dados e sobre os acervos especiais permanecem de modo virtual, transmitidos no canal do YouTube e divulgados no Instagram Biblioteca UFMG.

Para maiores informações acesse o link abaixo

Fonte: www.bu.ufmg.br