Repositório Institucional da UFMG inicia disponibilização de produções intelectuais

Inicialmente, estão sendo disponibilizados artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos de livros publicados em autoria individual

Com mais de três milhões de visualizações e acessado por um milhão e meio de usuários espalhados pelos cinco continentes, o Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG) reúne, em um único ambiente digital, todo o conteúdo científico e intelectual produzido nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

Além de já ter disponibilizado mais de 35 mil teses, dissertações e monografias de especialização, o Repositório iniciou, na semana passada, o trabalho de disponibilização de artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos de livros. Após treinamento feito com os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFMG, as bibliotecas das unidades acadêmicas já validaram e liberaram, aproximadamente, duzentos itens desta categoria.

“No contexto da ciência aberta, uma das funções elementares dos repositórios institucionais é dar ampla divulgação às produções intelectuais desenvolvidas pelas instituições. O volume de publicações da UFMG disponível em meio digital é muito expressivo e há necessidade de torná-lo acessível em plataforma única. Considerando esses aspectos, o Repositório Institucional, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação, desenvolveu uma base de dados para armazenamento de informações referenciais, importadas diretamente do currículo Lattes de pesquisadores com vínculo com a UFMG”, explica a bibliotecária Izabel Antonina de Araújo, coordenadora do RI-UFMG.

Integrada ao Repositório, a base de dados viabiliza o tratamento e disponibilização dos mais de 78 mil artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos publicados entre os anos de 2016 e 2019. “E a validação e liberação desses dados só é possível graças ao trabalho conjunto da equipe do Repositório com as bibliotecas das unidades acadêmicas”, enfatiza Izabel. Ela também esclarece que as produções relativas ao ano de 2020 ainda não foram importadas porque a coleta de dados está vinculada ao calendário do Relatório Individual do Docente (Redoc).

Parceria com os docentes

Antes de publicar os conteúdos reunidos na base de dados, a equipe do RI-UFMG está solicitando, aos docentes que atendem o critério inicial de disponibilização das produções intelectuais, a assinatura de um termo de autorização via Sistema Eletrônico da Informação (SEI).

“O critério inicial é que o docente tenha produções em autoria individual na forma de artigos de periódico, artigos de evento, livros e capítulos de livro publicadas entre os anos de 2016 e 2020. Aqueles que atendem esse critério receberam uma notificação, via SEI, informando sobre a iniciativa do Repositório, juntamente com um Termo de Autorização para disponibilização de sua produção no RI. Houve ampla adesão, sendo que muitos dos docentes nos contactaram ressaltando a importância desta ação para a Universidade”, destaca Camila Silva, bibliotecária integrante da equipe do Repositório.

Os docentes que cumprem o critério inicial e que ainda não assinaram o Termo de Autorização, ainda podem fazê-lo. Basta acessar, na plataforma SEI, o “bloco de assinaturas”, identificado com seu nome e departamento, e assinar o Termo de Autorização lá disponível, informando login e senha minhaUFMG. Após assinatura, a equipe do Repositório é automaticamente notificada.

Sobre os próximos passos do RI-UFMG, Izabel e Camila afirmam que, após essa fase inicial de disponibilização de artigos publicados em autoria individual, o planejamento prevê a disponibilização das publicações em coautoria, bem como a produção de discentes e técnicos-administrativos.

Mais informações sobre o Repositório Institucional da UFMG podem ser obtidas pelo e-mail repositorio@ufmg.br.

Repositório Institucional em vídeos

Em parceria com a Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária, foram produzidos dois vídeos sobre o Repositório Institucional. O primeiro é uma animação que destaca a importância do RI-UFMG na sociedade e no nosso dia a dia. O segundo é um tutorial sobre como fazer o autoarquivamento de trabalhos acadêmicos. Nele, são ilustrados os processos de preenchimento dos metadados e depósito da versão final de teses, dissertações, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso no Repositório.

Fonte: https://www.bu.ufmg.br