Alunos da graduação podem acessar os e-books das plataformas multidisciplinares Minha Biblioteca e Pearson

Além do acesso aos livros eletrônicos da bibliografia básica, as plataformas também disponibilizam leitura off-line, cartões de estudo para revisão de conteúdos, recursos de acessibilidade, entre outros

Primeiro acesso às plataformas é feito via catálogo on-line, clicando no cadeado ao lado da obra pesquisada e preenchendo as informações solicitadas

Já está liberado o acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca e Pearson para todos os alunos de graduação regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Docentes e bibliotecários também poderão acessar todos esses conteúdos e recursos. A aquisição dessas plataformas foi feita após estudo concluído pelas 25 bibliotecas setoriais e avaliação de grupo de docentes. O investimento em e-books feito pela Biblioteca Universitária é superior a R$ 2 milhões.

O primeiro acesso, tanto na Minha Biblioteca, quanto na Pearson, é feito pelo Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de Consulta, o usuário deverá selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário.  Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

Conteúdo multidisciplinar

Com um amplo acervo multidisciplinar, a plataforma Minha Biblioteca disponibiliza milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, que atendem à bibliografia de mais de 250 cursos de graduação.

Já a Pearson oferece milhares de títulos em áreas como administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo e outras. A maior parte da bibliografia está em português, mas também há e-books em inglês e espanhol.

Em ambas as plataformas é possível utilizar recursos como leitura off-line, busca dinâmica por título, autor, ISBN ou assunto, anotações e comentários, cartões de estudo para revisão de conteúdos, recursos de acessibilidade como zoom no texto, contraste no fundo da tela e leitura em voz alta, compartilhamento de citações, além de espaços destinados à criação de tarefas pelos professores. E todos esses recursos e conteúdos podem ser acessados via smartphone, tablet ou computador.

Outras plataformas de e-books disponíveis

Está liberado, desde outubro, o acesso à plataforma de leitura digital Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos. Para solicitar o acesso, é necessário enviar um e-mail para  bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

Além disso, recentemente foi liberada, sobretudo para alunos de artes e música, a  plataforma ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos em artes que abrangem a graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ no link https://ebookcentral.proquest.com/lib/ufmgbr, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Outro esforço empreendido pela Biblioteca Universitária para atender a demanda do ensino remoto foi a incorporação, no catálogo on-line da Biblioteca, de 11 mil e-books da Knowledge Unlatched (KU), provedor de serviços de acesso com base em Berlim, na Alemanha.

Bibliotecários e técnicos do Sistema de Bibliotecas participaram de treinamentos no uso das plataformas de e-books e estão aptos a orientar os usuários. Em caso de dúvida ou problema de acesso, o estudante deverá entrar em contato com a biblioteca da sua unidade acadêmica.

Fonte: www.bu.ufmg.br