E-books são destaque dos treinamentos on-line de junho

Começam nesta terça-feira (1) e vão até o dia 30 de junho, os treinamentos on-line promovidos pela Biblioteca Universitária (BU). Mais da metade deles terá como foco as plataformas de e-books assinadas pela BU e será realizado diretamente pela equipe do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes da UFMG, com transmissão ao vivo no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG. Os demais, promovidos em parceria com a Editora Elsevier, serão realizados via plataforma Zoom e necessitam de inscrição prévia neste endereço.

O primeiro treinamento sobre as plataformas de e-books será nesta terça-feira, às 14h. Serão apresentadas as áreas de conhecimento que cada uma delas cobre, bem como o passo a passo para acessá-las. Nos dias 10 – às 10h –  e 16 – às 14h –, serão mostradas, respectivamente, as plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos para todos os cursos de graduação da Universidade. Serão explicados os recursos disponíveis em ambas e instruções para acessá-las.

Já os recursos e formas de acesso à plataforma Proquest’s Arts E-book Subscription – que traz conteúdos em artes para a graduação e pós-graduação – serão apresentados no dia 28 às 11h. E no dia 30, às 14h, será a vez de mostrar a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Todos esses treinamentos serão abertos ao público no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG, não sendo necessário fazer inscrição para participar. Os vídeos ficarão disponíveis no canal para serem assistidos posteriormente.

Os treinamentos realizados em parceria com a Editora Elsevier, por sua vez, serão realizados nos dias 8, 15 e 22 e junho, sempre às 16h. No dia 8, serão mostrados conteúdos e ferramentas para se realizar revisão bibliográfica em Engenharia e Tecnologia, por meio da fonte de pesquisa Compendex. Já no dia 15, serão apresentadas recomendações de como buscar e filtrar resultados por meio de estratégias de busca e filtros dinâmicos. Por fim, no dia 22, serão destacadas soluções de apoio ao processo de pesquisa. Para participar desses treinamentos que serão realizados via Zoom, é necessário se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br ou pelo Skype Suporte à Pesquisa UFMG.

Confira novamente, abaixo, a programação e os links dos treinamentos do mês de junho:
01/06 – 14h- Como acessar os e-books assinados pela UFMG
08/06 – 16h- Compendex – fonte de Pesquisa em Engenharia
10/06 – 10h- Minha Biblioteca: acesso e uso da plataforma
15/06 – 16h- Estratégias de Busca e Filtros Dinâmicos – encontre aquilo que procura
16/06 – 14h- Biblioteca Virtual Pearson: acesso e uso da plataforma
22/06 – 16h Recomendações de soluções de apoio ao Processo de Pesquisa