
Lembro-me claramente quando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi introduzido na Faculdade de Odontologia da UFMG: novas atividades e caminhos e, sobretudo, grandes desafios. Professores e alunos inseridos em um contexto diferente do habitual. Isso aconteceu com a transição curricular, em 2013/2 e os alunos não compreendiam muito bem o que estava por vir. Mas, logo ficamos sabendo que seriam três disciplinas. Não é coisa demais? Agora ao finalizar o percurso, eu pude entender melhor e acho que não foi coisa demais, foi produtivo e permitiu o desenvolvimento do TCC com qualidade e tempo.
Inicialmente, na disciplina TCC I, no segundo período, nós podemos aprender os conceitos básicos da metodologia científica, que servem também para outras disciplinas. Na disciplina de TCC II, os alunos definem seus temas juntos aos professores orientadores, realizam diversas atividades no sistema da UFMG (o Moodle), que auxiliam na construção do projeto de TCC e futuramente no TCC final. Depois de apresentar o projeto, cada aluno terá mais três semestres para desenvolver o TCC e entregá-lo na disciplina de TCC III. A partir daqui todos começaram suas buscas por fontes que pudessem auxiliar na descoberta de um cenário antes inexistente.
Em algum momento neste percurso, eu tive acesso ao Guia do TCC; um material novo, que eu não sabia usar, mas que precisava ser manuseado e entendido, pois seria necessário, já que tem como objetivo auxiliar os estudantes e orientadores durante o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Eu usei o guia do TCC, ele foi útil e contribuiu, em muitos momentos para o desenvolvimento do meu TCC. Então, vou falar um pouco dele para vocês. Sugiro que o utilizem, pois, muitas dúvidas serão respondidas se você o consultar.
O guia segue uma ordem lógica e cronológica. No primeiro capítulo, são apresentadas as ementas das disciplinas de TCC (TCC I, II e III), que são ofertadas no 20, 60 e 100 períodos, descrição do TCC na Faculdade de Odontologia da UFMG, quais os possíveis tipos e modalidades de TCC, sua organização e objetivos.
No capítulo 2, denominado “TCC: procedimentos para a definição do professor orientador, entrega e avaliação do projeto de TCC”, há uma descrição detalhada dos procedimentos para escolha do professor orientador, como ocorre a formalização da orientação e quais documentos são necessários nesse processo. Também são apresentados os formulários necessários para a entrega do projeto de TCC e também os documentos utilizados para a avaliação do trabalho escrito e apresentação oral do projeto de TCC
No próximo capítulo, foi descrita a estrutura dos projetos de TCC, quais as partes que o compõem e o que deve ser desenvolvido na introdução, objetivos e metodologia. Para a metodologia, há quatro check list que contribuem muito para entender quais informações são necessárias para cada tipo de TCC: revisão de literatura, relato de caso, série de casos e pesquisa. Também há um modelo de cronograma de atividades. Neste capítulo, também sempre precisamos consultar os exemplos para formatação de referências!
Em “Desenvolvimento do TCC: registro das atividades realizadas”, é importante estarmos atentos ao relatório de registro de atividades, que é da responsabilidade do estudante e que precisa ser apresentado ao final, quando o TCC for entregue ao Colegiado de Graduação. Atenção também às orientações para substituição de professor orientador.
No capítulo 5, há um quadro com a estrutura para cada tipo de TCC quando optamos pela modalidade monografia ou apresentação na forma de artigo. O próximo capítulo apresenta as normas gerais de apresentação gráfica do TCC (tamanho do papel, margem, fonte, etc), que se aplicam tanto ao projeto de TCC quanto ao TCC final. Nesse capítulo, há exemplos de formatação de citações que devemos seguir para redigir o nosso TCC.
Em seguida, há a orientação para a apresentação oral do TCC: tempo de apresentação, composição da banca. Há um fluxograma que descreve detalhadamente como será o processo de avaliação do TCC escrito e oral, inclusive com os formulários empregados pelos professores para avaliar o nosso trabalho. Muito bom conhecer previamente quais os critérios serão empregados para avaliação do nosso trabalho.
Procure sempre seguir esse percurso em constante contato com seu orientador e busque o melhor para a finalização do seu TCC com muito sucesso. Fiquei muito feliz no dia da apresentação e aprovação do meu TCC, me senti realizada e preparada para novos desafios. Eu espero que vocês aproveitem o Guia como aconteceu comigo. Eu penso que este Guia não solucionará todas as questões envolvidas na construção dos trabalhos, mas será capaz de nortear os seus leitores de forma clara e concisa, aproximando-os desse universo científico. Tenho certeza que esse material foi desenvolvido com muito cuidado e com objetivo de tentar tornar nossa jornada mais produtiva, resultando em um TCC com alta qualidade.