Objetivo Geral
Desenvolver habilidades no aluno para realizar atendimento odontológico integral ao paciente adulto jovem baseado em evidências científicas.
Objetivos Específicos
- Acolher a população adulta que recebe atendimento odontológico na FOUFMG.
- Fazer um levantamento das necessidades odontológicas dessa população assim como de sua condição de saúde bucal.
- Realizar procedimentos de urgência para alívio da dor dentária, quando necessário.
- Realizar procedimentos de promoção de saúde bucal, como educação, orientações de higiene bucal e de dieta.
- Realizar procedimentos periodontais de raspagem e polimento coronário, procedimentos endodônticos de uni-birradiculares, e procedimentos restauradores diretos e indiretos.
- Fazer o encaminhamento dos pacientes para outras disciplinas ofertadas na FOUFMG (disciplinas obrigatórias de atenção secundária, projetos de extensão e disciplinas optativas), quando necessárias.
- Realizar a manutenção preventiva dos pacientes que receberam alta nesta clínica.
- Ampliar as oportunidades de estudo e prática odontológica aos alunos da graduação.
- Produzir trabalhos científicos e apresentá-los em eventos científicos.
Ementa
Diagnóstico clínico e epidemiológico das condições de saúde bucal, planejamento e atendimento odontológico integral em atenção primária de adultos jovens, aplicação do conceito de promoção de saúde. Manutenção e controle dos pacientes com alta na clínica.
Conteúdo
- Unidade didática I: Epidemiologia e condições de vida e saúde do adulto
- Unidade didática II: Diagnóstico e planejamento integral do paciente adulto (exame clínico, controle químico e mecânico da placa, isolamento absoluto especial, custo das restaurações, técnicas restauradoras, discussão de casos clínicos)
- Unidade didática III: Semiologia: abordagem de paciente com necessidades especiais (doenças cardíacas, renais, ósseas e diabetes) e gestantes
- Unidade didática IV: Bioética na decisão de tratamento (responsabilidade profissional, erro profissional, manutenção de uma clínica odontológica). Biossegurança.
Método
Aulas expositivas com conteúdo teórico e discussão de casos clínicos, seguindo cronograma. Nos horários reservados para discussão de casos poderão ser realizados PBL e CBL na tentativa de resgatar e integrar conhecimentos prévios de outras disciplinas.
Aulas práticas com atendimento clínico a serem realizadas na Clínica 2. Neste período os alunos atenderão 2 pacientes, em duplas, revezando entre operador e auxiliar.
Avaliação
- Avaliações teóricas planejadas em duas etapas: Unidades didáticas I e II, Unidades didáticas III e IV.
- Avaliações práticas serão realizadas através da observação dos conhecimentos teóricos, os quais o aluno irá utilizar para embasar seus diagnósticos , planos de tratamento, seguidos de procedimentos práticos como preparos cavitários , raspagens, dentre outros. Sua capacidade técnica será estimulada, mas seus conhecimentos teóricos é que serão avaliados na prática. Em cada dia de atendimento também serão avaliados itens como: pontualidade, normas de biossegurança, domínio teórico, respeito e entrosamento com a equipe de trabalho. As notas são divulgadas em dois momentos: meio e fim do semestre.
- Avaliações teóricas especiais para recuperação de médias perdidas e reposições de prova por motivos especiais.
Cronograma
A ser definido pelo Colegiado de Graduação e com as demais disciplinas do módulo.
Informações Adicionais
Turma: 6º período
Carga horária (hs/aula): 90 horas (30 teórica e 60 prática)
Créditos: 6
Referências
Fundamentos de Clínica Integrada em Odontologia. Fábio Herrmann Coelho-de-Souza. GEN/Santos, 2009.
Oclusão para Você e para Mim. Antônio Carlos Cardoso. São Paulo: Santos, 2010.
Lindle J. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Guanabara Koogan, 1999.
ABOPREV – Promoção de Saúde Bucal. 3a . ed. Porto Alegre. Artes Médicas. 2003.
Baratieri, L.N. et al. Dentística. Procedimentos Preventivos e Restauradores. 2a . ed. São Paulo.
José Mondelli. Procedimentos Pré-clínicos. 3a . ed. Ed. Santos. São Paulo. 2004.