Trabalhos desenvolvidos por professores e alunos ganham destaque na XXI Reunião Anual da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica na cidade de Campina Grande

Durante os dias 11 e 13 de novembro ocorreu a XXI Reunião Anual da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica, na cidade de Campina Grande – Paraíba. A reunião contou com a participação de professores e alunos do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG. O tema esse ano foi “Impacto e visibilidade da Pós-Graduação na Sociedade”, que buscou ressaltar a importância da divulgação do conhecimento produzido dentro das Universidades para a sociedade.

Durante o evento, o Professor Saul Martins Paiva apresentou a palestra “Incorporação nas pesquisas dos desfechos relatados pelos indivíduos”, onde discutiu resultados de pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do SCA. Além dele, a Professora Isabela Almeida Pordeus ministrou a palestra “Solidariedade e Visibilidade Nacional e Internacional dos Programas de Pós-Graduação” e a Professora Júnia Maria Cheib Serra-Negra apresentou o trabalho “Relógio biológico e saúde em estudos multicêntricos”.

O Professor Saul Martins de Paiva durante a palestra “Incorporação nas pesquisas dos desfechos relatados pelos indivíduos” .

A Professora Isabela Almeida Pordeus durante a palestra “Solidariedade e Visibilidade Nacional e Internacional dos Programas de Pós-Graduação”.

A Professora Júnia Maria Cheib Serra-Negra durante apresentação do trabalho “Relógio biológico e saúde em estudos multicêntricos”.

Além do circuito de palestras, muitos trabalhos científicos foram apresentados. A reunião inovou, tendo uma categoria de vídeo-abstracts, onde os pesquisadores eram desafiados a apresentar os resultados de suas pesquisas com linguagem acessível ao público externo à academia, em formato de vídeo, com no máximo 4 minutos de duração. Nessa categoria, a pesquisa desenvolvida pelo aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG (PPGOUFMG) Lucas Telles sob orientação da Profª Júnia Serra-Negra e intituladoMães surdas, mães ouvintes e fatores sociopsicológicos: existem diferenças?” (link disponível aqui) foi premiado com o Primeiro Lugar. Ainda nessa categoria, o trabalho intitulado “Percepção de pais/responsáveis sobre o impacto da má oclusão na qualidade de vida de pré-escolares”  desenvolvido por alunos e professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com o aluno de Doutorado do PPGO UFMG Matheus França Perazzo e o Professor Saul Martins de Paiva recebeu Menção Honrosa

Para a aluna de Doutorado do PPGOUFMG Karen Simon Rezende da Silveira, que participou do evento apresentando trabalho, “foi uma imensa alegria poder participar da XXI Reunião Anual da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica realizada este ano na cidade de Campina Grande, pois o evento proporcionou importantes reflexões sobre a maneira como a sociedade vê a pós-graduação, e sobre como os produtos da pós-graduação afetam a sociedade, num momento em que a promoção da visibilidade é tão pertinente e necessária. Foi uma honra ter tido a oportunidade de representar o PPGO e a UFMG nesta reunião de grande crescimento científico e aprendizado.”

A aluna de Doutorado Karen Simon Rezende da Silveira do PPGO UFMG recebendo o certificado da apresentação do seu trabalho científico no evento.

Ainda foi premiado em Primeiro Lugar na categoria Apresentação Oral o trabalho intitulado “Validação para a língua portuguesa do Brasil do questionário HKOHLAT-P”  e também recebeu Menção Honrosa na categoria Painel Científico o trabalho intitulado “Associação entre dor de dente, déficit de atenção e a ida ao dentista em escolares”. Os trabalhos são frutos da parceria entre alunos e ex-alunos do PPGO UFMG e professores do SCA com a UEPB e universidades de reconhecimento internacional como a University of Hong Kong.

Durante a realização do evento, também houve o jantar de comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPB, momento em que os professores do SCA da UFMG  Isabela Almeida Pordeus e Saul Martins de Paiva foram homenageados em consideração ao apoio e colaborações que promoveram entre as duas instituições ao longo desse período.

O professor Saul recebendo homenagem pelo apoio e colaborações promovidos entre UFMG e UEPB no jantar de comemoração aos 10 anos do PPGO UEPB.

Assim como o tema central do evento, as premiações e honrarias recebidos na XXI Reunião Anual da SNNPqO, só reforçam a importância do impacto e da visibilidade dos trabalhos científicos que a PPGO UFMG tem desenvolvido em parceria com outras instituições do Brasil e do mundo.

Da esquerda para a direita as professoras Isabela Almeida Pordeus (UFMG) e Júnia Maria Cheib Serra-Negra (UFMG), a aluna de Doutorado Karem Silveira (UFMG), o professor Saul Martins de Paiva (UFMG), a professora Ana Flávia Granville-Garcia (UEPB) e o ex-aluno de Doutorado do PPGOUFMG Ramon Targino.