PROFESSORES E ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG SÃO PREMIADOS NA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SBPQO

Aconteceu em Campinas, de 2 a 4 de setembro de 2018, a 35a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO o principal congresso de pesquisa na área da Odontologia no Brasil. O foco principal do evento é a apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos em Instituições Brasileiras de Ensino e Pesquisa, envolvendo desde o aluno de Iniciação Científica até o pesquisador sênior, passando pelos Mestrandos, Doutorandos e Pós-Doutorandos.

Em 2018, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contou com 134 trabalhos aprovados para a Reunião Anual da SBPqO, representando um aumento de 59,5% em relação ao ano anterior e elevando a universidade pra o 5º lugar do ranking das universidades com maior número de trabalhos selecionados para o evento.

O Departamento de Odontopediatria e Ortodontia (OPO) contou com a participação expressiva de docentes que ministraram cursos, Lunch&Learning e participaram nas comissões avaliadoras dos trabalhos. Houve também uma significativa participação de discentes da graduação e pós-graduação nas apresentações de trabalhos durante o evento.

Professores e Alunos de Graduação e Pós-Graduação reunidos na 35ª Reunião Anual da SBPqO.

O professor Lucas Guimarães Abreu atuou como avaliador das apresentações orais da área de Odontopediatria.

Professores do OPO e alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado também foram premiados entre os mais de 4 mil pesquisas apresentadas na reunião. No total foram 7 premiações, dentre as quais destaca-se se o 1º Lugar na modalidade Painel Efetivo (envolvendo todas as áreas do evento) com o trabalho intitulado “Tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira do Oral Health Literacy-Adults Questionnaire (BOHL-AQ)”, desenvolvido sob orientação dos professores Saul Martins Paiva, Isabela Almeida Pordeus e Fernanda Morais Ferreira; além de 6 menções honrosas, sendo duas na modalidade Prêmio Myaky ISSAO com trabalhos orientados pelas professoras Joana Ramos-Jorge, Raquel Gonçalves Vieira-Andrade e Patrícia Maria Pereira de Araújo Zarzar; uma na modalidade Painel Efetivo sobre orientação do professor Lucas Guimarães Abreu; duas na modalidade de Apresentação Oral orientados pelos professores Lucas Guimarães Abreu, Fernanda Morais Ferreira, Isabela Almeida Pordeus e Saul Martins de Paiva, além de uma na modalidade Pesquisa em Ensino sob orientação da professora Fernanda Morais Ferreira. Alguns dos trabalhos premiados foram realizados por professores do OPO em parceria com professores do Departamento de Odontologia Social e Preventiva (OSP) e o do Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgias Odontológicas (CPC) da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Professor Saul Martins Paiva recebendo o prêmio de 1º Lugar na modalidade Painel Efetivo.

Jonathan Lopes foi um dos alunos de graduação premiados no evento.

Ao longo dos anos, a participação contínua dos professores do OPO nas Reuniões Anuais da SBPqO tem possibilitado o estabelecimento de novas parcerias acadêmico-científicas, além da consolidação de colaborações previamente firmadas com diferentes Instituições de Ensino, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Tais parcerias têm contribuído cada vez mais para o crescimento do Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFMG (que atualmente possui nota máxima na avaliação da CAPES) e para o desenvolvimento de pesquisas de real impacto na comunidade científica como demonstrado através do reconhecimento viabilizado pelas premiações nesse evento.