Um estudo epidemiológico sobre a fobia dental

Gustavo J. Fonseca D’El Rey, Carla Alessandra Pacini

Resumo

Este estudo relata a prevalência, características clínicas, procura de tratamento em saúde mental e o impacto nas consultas odontológicas da fobia dental em uma amostra da comunidade de Moema na cidade de São Paulo-SP. A Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV (2.0), com questões sobre ir ao dentista, foi administrada à 756 sujeitos. A prevalência da fobia dental ao longo da vida foi de 2,8% e aproximadamente 86% (ou 2,4% da amostra total) ainda apresentava sintomas fóbicos nos últimos 12 meses. A média da idade de início da fobia foi de 12 anos. A prevalência deste tipo de fobia foi maior em mulheres, pessoas de raça negra e com baixa escolaridade. Nenhuma pessoa relatou especificamente tratamento em saúde mental para a fobia dental. Pessoas com fobia dental demoram em média o sêxtuplo de anos para consultar um dentista (19 anos) em comparação com pessoas sem este tipo de fobia (03 anos).
Palavras-chave: fobia, fobia dental, epidemiologia, prevalência.

Texto completo:

Referências

Barros Neto TP. Medos nem sempre tão simples. In: ______. Sem Medo de ter Medo: Um Guia Prático para Ajudar Pessoas com Pânico, Fobias, Obsessões, Compulsões e Estresse. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000: 97-128.

Antony MM, Swinson RP. Specific phobia. In: ______. Phobic Disorders and Panic in Adults: A Guide to Assessment and Treatment. Whashington, DC: American Psychological Association, 2000: 79-104.

Associação Psiquiátrica Americana. DSM-IV: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Ragnarsson B, Arnaugsson S, Karlsson KO, Magnússon TE, Arnarson EÓ. Dental phobia in Iceland: an epidemiological postal survey. Acta Odontologica Scandinavica, 2003; 61: 283-288.

I.B.G.E. Resultados do Censo de População – 2000. São Paulo, 2003.

First MB, Spitzer RL, Gibbon M, Willians JBW. User’s Guide for the Strucutured Clinical Interwiew for DSM-IV: Axis I Disorders – Clinicians Version (SCID-CV). Washington, DC: American Psychiatric Press, 1997.

Tavares M. Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV: Transtornos do Eixo I – Edição para Pacientes (SCID-I/P 2.0). Brasília: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 1996.

Del-Ben CM, Vilela JAA, Crippa JAS, Hallack JEC, Labate CM, Zuardi AW. Confiabilidade da “entrevista clínica estruturada para o DSM-IV – versão clínica” traduzida para o português. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2001; 23: 156-159.
Moore R, Brodsgaard I, Rosenberg N. The contribuition of embarrasment to phobic dental anxiety: a qualitative research study. BMC Psychiatry, 2004; 4: 10-15.

Jonh A, Muris P, Horst G, Duyx MP. Acquisition and maintenance of dental phobia: the role of conditioning experiences and cognitive factors. Behaviour Research and Therapy, 1995; 33: 205-210.

Locker D, Liddoll A, Dempster L, Shapiro, D. Age of onset of dental phobia. Journal of Dental Research, 1999; 78: 790-796.

Gadbury-Amyot CC, Willians KB. Dental fear: gender and age differences. Journal of Contemporany Dental Practice, 2000; 1: 42-59.

Brown DR, Eaton WW, Sussman L. Racial differences in prevalence of phobic disorders. Journal of Nervous and Mental Disorders, 1990; 178: 434-441.

Kvale G, Berggren V, Milgrom P. Dental phobia in adults: a meta-analysis of behavioral interventions. Community Dental and Oral Epidemiology, 2004; 32: 250-264.

Thom A, Sartory G, Jöhren, P. Comparison between one-session psychological treatment and benzodiazepine in dental phobia. Journal of Consulting & Clinical Psychology, 2000; 68: 378-387.

Willumsen T, Vassend, O. Effects of cognitive therapy, applied relaxation and nitrous oxide sedation: a five year follow-up study of patients treated for dental phobia. Acta Odontologica Scandinavica, 2003; 61: 93-99.

Amarante EC, Amarante ES, Guedes Pinto AC. Atualiza-se sobre o uso da sedação consciente por óxido nitroso e oxigênio em odontologia. Revista Brasileira de Odontologia, 2003; 60: 95-98.

Locker D. Psychosocial consequences of dental fear and anxiety. Community Dental and Oral Epidemiology, 2003; 31: 144-151.

D’El Rey GJF, Montiel JM. Fobia de sangue-injeção-ferimentos: revisão bibliográfica. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, 2001; 5: 161-163.

Rosa AL, Ferreira LM. Ansiedade odontológica: nível de ansiedade, prevalência e comportamento dos indivíduos ansiosos. Revista Brasileira de Odontologia, 1997; 54: 171-174.

Wittchen H-U, Zhao S, Abelson JM, Abelson JL, Kessler RC. Reliability and procedural validity of UM-CIDI DSM-III-R phobic disorders. Psychological Medicine, 1996; 26(6): 1169-1177.