Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública

Coordenação: Profa. Andréa Maria Duarte Vargas

Subcoordenação: Profa. Lívia Guimarães Zina

Sobre o curso:

A partir da experiência vivida pelos docentes do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da UFMG com o Mestrado e o Doutorado em Odontologia, área Saúde Coletiva, de natureza acadêmica, e de consistente interação entre os docentes e os serviços públicos de saúde , ficou clara a necessidade de uma proposta mais voltada para as questões vivenciadas na prática profissional de quem está atuando no serviço, possibilitando à instituição ampliar suas atividades de integração ensino de Pós-graduação e serviço. Assim, em 2014 iniciaram-se as atividades do Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública.

O mestrado tem como objetivo formar cirurgiões-dentistas aptos a investigar, analisar, compreender a determinação do processo saúde/doença e propor abordagens de intervenção, em seu contexto de trabalho, utilizando as estratégias disponíveis no setor saúde bucal e em outros setores. Espera-se formar um profissional com competência para intervir em serviços de saúde e com capacidade de desenvolver pesquisas, analisar dados, fazer diagnósticos, planejamento, avaliação, intervenções e habilidade para a gestão de serviços de saúde.

O percurso curricular do aluno permite a articulação de caminhos de construção da sua trajetória no mestrado. Este percurso ocorre por meio de disciplinas obrigatórias e optativas. O aluno cursa três disciplinas obrigatórias e quatro optativas. Assim ele pode escolher dentre as oito disciplinas optativas as que mais se aproximam do seu contexto, experiência profissional e seu projeto de pesquisa para integralizar os créditos necessários para sua formação.

 

Linhas de pesquisa/atuação:

Epidemiologia Aplicada ao Serviço de Saúde: Esta Linha inclui estudos epidemiológicos desenvolvidos nos cenários dos serviços de saúde. Estes estudos pretendem apontar a importância da epidemiologia e sua relação para o planejamento, diagnóstico, vigilância, organização e avaliação das práticas de saúde. Esta linha de pesquisatem contribuído com o desenvolvimento de estratégias e tecnologias sociais que garantam a qualidade e melhoria dos serviços de saúde numa perspectiva ética.

 

Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde: Esta linha inclui estudos desenvolvidos nos cenários dos serviços de saúde voltados para a melhor compreensão das diretrizes de políticas públicas de diferentes esferas de governo. Em função da própria organização dos serviços de saúde, o foco está na Atenção Primária e nos outros níveis que compõem a rede de cuidado a partir de políticas públicas. Esta linha de pesquisa tem tornadoos alunos /profissionais capazes de avaliarem modelos de gestão pública para o planejamento e programação, tecnologias de processo na gestão de saúde e sua aplicabilidade no contexto dos serviços, desenvolvimento de instrumentos de avaliação da atenção sobretudo motivados pela necessidade da utilização de tecnologias resolutivas, com universalidade e equidade.