Comissão de Autoavaliação do Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública

Composição

Professora Loliza Chalub Luiz Figueiredo Houri (presidente)
Professora Aline Araujo Sampaio
Professora Denise Vieira Travassos
Servidora técnico-administrativa Valéria Hoffmam de Oliveira Carvalho
Discentes Fernanda Delgado e Yan Carlos Silva

Membros da Comissão de AA do MPOSP: da esquerda para a direita Valéria Hoffmam, Loliza Chalub, Fernanda Delgado, Aline Sampaio, Denise Travassos e Yan Carlos Silva

Apresentação

A Comissão de Autoavaliação (AA) do MPOSP foi criada em 2020 e se encontra, em setembro/2022, composta por três docentes permanentes do curso, uma servidora técnica-administrativa do CPGO e dois discentes da turma 2021-2023. Os trabalhos da Comissão avançaram pouco durante o ano de 2020, em função dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e o cronograma de atividades foi revisto. O processo de autoavaliação está previsto para ser desenvolvido em quatro fases: (i) autoavaliação diagnóstica, (ii) apresentação dos resultados da autoavaliação para a comunidade do curso, (iii) realização do planejamento estratégico e (iv) monitoramento/meta-avaliação. Em 2021, a Comissão se dedicou principalmente à fase de autoavaliação diagnóstica, com a análise dos resultados dos questionários de autoavaliação aplicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Nessa fase também foi realizada análise documental das propostas do curso enviadas à Plataforma Sucupira, dos relatórios emitidos pelo sistema acadêmico da Pós-Graduação, dos currículos Lattes de egressos e dos corpos docente e discente, entre outras fontes de dados.

Os dados da autoavaliação diagnóstica foram compilados em relatório, contendo a descrição textual, gráficos e tabelas. A síntese do diagnóstico realizado foi apresentada aos discentes (26/01/2022) e docentes (09/02/2022) no I Seminário de Autoavaliação, um evento planejado e conduzido em conjunto com a Comissão de AA dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos.

Após a realização do I Seminário foi enviado aos discentes da turma 2021-2023 um formulário Google para fornecerem dados sociodemográficos, acadêmicos e profissionais, que são necessários para cadastrar o discente na Plataforma Sucupira da CAPES. O formulário também questionou a opinião do discente sobre as dimensões que a Comissão de AA tem considerado na elaboração do projeto de autoavaliação, as quais foram propostas previamente pelos docentes. O objetivo era que o discente refletisse se os aspectos listados em cada dimensão avaliada são suficientes para representar a qualidade do Programa de Pós-Graduação. O questionário completo pode ser consultado neste link. Os resultados foram compilados pela Comissão de AA para serem incorporados no relatório que vem sendo redigido sobre o processo. O mesmo formulário foi aplicado aos discentes da turma 2022-2024, após uma apresentação realizada pela presidente da Comissão de AA, para explicar o processo de autoavaliação em curso.

Já no seminário realizado com os docentes foi apresentada pela Comissão de AA a proposta de trabalho para análise dos dados coletados na autoavaliação diagnóstica. Os docentes se dividiram em grupos de trabalho de acordo as dimensões definidas, são elas: Dimensão Pessoal (docentes, discentes, egressos e servidores técnico-administrativos); Dimensão Organização do Programa (estrutura organizacional, disciplinas, processo de orientação, entre outros); Dimensão Estrutura Físico-Administrativa; Dimensão Produção Científica e Técnica. A Comissão de AA disponibilizou os dados coletados, explicou a dinâmica de trabalho proposta e elaborou um roteiro para orientar as análises e discussões. Foram realizadas reuniões online ao longo do ano de 2022 para que os grupos apresentassem os dados e discutissem com o corpo docente o diagnóstico realizado. Também foram feitas reflexões sobre a metodologia que deverá ser empregada para coleta desses dados de maneira sistemática durante os ciclos autoavaliativos e pensados indicadores e metas que possam ser utilizados para o monitoramento dos aspectos abordados pelas dimensões da AA. A partir daí a Comissão de AA irá, junto com os corpos docente, discente e técnico-administrativo, definir o padrão de qualidade do curso que é almejado, assim como a matriz avaliativa para sistematizar os ciclos autoavaliativos, com a definição de indicadores e metas de curto, médio e longo prazos.

Abaixo seguem alguns registros dos eventos realizados:

I Seminário de Autoavaliação com discentes (26/01/2022)

I Seminário de Autoavaliação com docentes (09 e 24/02/2022)

I Seminário de Autoavaliação com docentes (09 e 24/02/2022)

I Seminário de Autoavaliação com docentes (09 e 24/02/2022)

Um dos primeiros resultados da etapa de autoavaliação diagnóstica foi o I Seminário das Disciplinas do MPOSP, realizado em 26 de agosto de 2022. Veja a notícia aqui.

Arquivos relacionados

Apresentação I Seminário de Autoavaliação com docentes (09 e 24/02/2022)

Apresentação I Seminário de Autoavaliação com discentes (26/01/2022)