Professor Saul Martins é o terceiro pesquisador mais produtivo do mundo em saúde pública odontológica

Artigo com análise bibliométrica das tendências científicas mundiais em Saúde Pública em Odontologia classificou o professor Saul Martins de Paiva [foto], da UFMG, em terceiro lugar entre os pesquisadores da área que mais publicam.

Publicado na revista Community Dentistry and Oral Epidemiology (v.44, 2016), o estudo Half-century of Dental Public Health research: bibliometric analysis of world scientific trends destaca a participação de pesquisadores mundiais nas produções indexadas na área de Saúde Pública em Odontologia.

Desenvolvido por pesquisadores brasileiros e da Nova Zelândia, tendo como primeiro autor Roger Keller Celeste, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o artigo descreve as características das publicações científicas em revistas de Saúde Pública em Odontologia (Dental Public Health – DPH), comparando seu conteúdo com o de outros tipos de revistas.

O banco de dados Scopus foi utilizado para identificar artigos relevantes em DPH publicados de 1965 a 2014. O nome de Saul Martins de Paiva aparece em terceiro lugar na tabela que relaciona os dez pesquisadores com maior número de publicações da área indexadas na base de dados Scopus de 2005 a 2014.

Saul Paiva conta que ficou feliz e surpreso com a notícia: “Nunca me imaginei nessa posição, ao lado de nomes de tamanha relevância mundial na área em que atuo”, disse. “É o reconhecimento do trabalho de uma equipe que atua coesa há mais de 25 anos. Só isso tornou possível esse resultado, que deve ser compartilhado com todos os meus alunos, ex-alunos e parceiros de pesquisa do Brasil e do exterior”, destaca.

O Brasil é o segundo país em produção de artigos científicos de Odontologia na base Scopus, o que mostra seu importante papel como centro de formação e de fomento de ciência odontológica.

Saúde bucal na infância
Professor do titular Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia, Saul Martins de Paiva tem atuação nas linhas de epidemiologia das doenças bucais na infância.

Nos últimos anos, tem-se destacado por suas pesquisas sobre qualidade de vida relacionada à saúde bucal e produziu artigos mostrando a validação de questionários que tinham o objetivo de coletar informações sobre as repercussões das condições bucais na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tem mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela McGill University (Canadá).

Saul Paiva é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A. Desde 1993, é docente da UFMG, onde já orientou 28 alunos de iniciação científica, 25 de mestrado, 24 de doutorado e nove de pós-doutorado. Tem mais de 200 artigos indexados no Pubmed e mais de 1.500 citações no Scopus.

Participou de 134 bancas de defesa de mestrado e doutorado em diversas instituições brasileiras e do exterior e integrou comitês de assessoramento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na qual coordenou a Câmara da Saúde.

Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/044771.shtml